quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Arbois de vinhos e belas paisagens



Arbois  é uma cidade charmosa a 35km de Dole e com uma população de 3500 hab.
Famosa por seus vinhos, museus e um célebre personagem - Louis Pasteur passou sua infância de 1830 à 1839. Durante seu périodo de estudos à Paris, voltava à cidade para passar suas férias de verão. Hoje sua casa foi conservada e aberta à visitação. Encontramos exposto seu laboratorio e todos seus escritos, pinturas, moveis e objetos de seu uso pessoal.

Casa de Louis Pasteur
Uma das primeiras cidades que visitei ao chegar na França. Arbois produz dois dos melhores vinhos jurasien o "vin jaune" ou ouro de Jura, un vinho de sabor e perfume  e " vin de paille" um licor produzido com as melhores uvas da colheita e secas sobre a palha. A economia da cidade gira em torno dos produtores de vinhos como: Henri Maire, Rolet, Loye ou Tissot, Clairet, Gahier, Fumey-Chatelain.

Atrações turísticas:

Igreja de Saint-Just: Ela é avistada de longe com sua poderosa torre de pedras amarelas e um conjunto de 11 sinos, construída no séculosulo XVI.

Museu do vinho de Franche-Comté: Localizado no coração da cidade de Arbois, capital dos vinhos da região do Jura. O Museu ocupa depois de 1993 uma parte do Castelo de Pécauld.

Castelo Pécauld - Museu das vinhas e dos vinhos de Franche-Comté
Castelo Pécauld - Museu das vinhas e dos vinhos de Franche-Comté
Museu de Sarret de Grozon: A família de Sarret de Grozon doou seu hotel em 1902 à cidade de Arbois, assim como todos os moveis, objetos em porcelana e prata e obras de arte do século XVII ao XIX. O Museu é aberto ao publico em 1934.

Capela e  penhasco do Eremita - Uma capela no topo do penhasco que se transforma em uma maravilhosa visão do horizonte e da cidade de Arbois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...