Pular para o conteúdo principal

Feira com sabor amapaense


Feira do agricultor no bairro do Buritizal

Do lado de fora da feira o movimento também é grande

Uma visita à feira do agricultor no bairro do Buritizal em Macapá para comprar tapioca, farinha, frutas e legumes. Uma multidão se aglomera para as compras, além do preço mais acessível, a negociação é feitas diretamente com o produtor, sem intermediário.Local ideal para conhecer os produtos da mesa dos amapaenses e o sabor amazônico.
A feira do agricultor é realizada em Macapá a mais de 20 anos,  e leva à população amapaense uma diversidade de frutas, legumes, peixes, farinha de mandioca, tapioca,  etc. 
Melancia deliciosa!!!

A tapioca para um café da manhã com cara da amazônia

O mamão para uma alimentação nutritiva

banana vai bem na vitamina, caramelizada, em tortas, salada de fruta....

Os agricultores chegam de quase todo o estado em caminhões contratados para o escoamento da produção até o local da venda nos dias de terças e quintas-feiras.
Durante a visita à feira conversei com Dona Isaura uma agricultora da região do Curiaú que vende uma diversidade de produtos da floresta como: barbatimão, verônica, boldo, copaíba, andiroba, etc. Ela se entusiasmou com minha aproximação e fez questão de, em um outro encontro, falar-me sobre os remédios que a floresta produz em sua grande biodiversidade.
Dona Isaura

Farmácia de produto naturais

As crianças também estão presentes junto à seus pais e ajudam na venda durante todo o funcionamento da feira.  Para essa crianças estar junto à família e participar de suas atividades, muitas vezes é uma diversão e passa a ser um momento de prazer e um meio de darem sua contribuição para o sustento de todos.
filha de catadores de carangueijo

o carangueijo

Desde cedo em meio às atividades da renda famíliar

Hoje a feira parece pequena para o grande número de produtores regionais, provavelmente logo teremos um espaço maior para alojá-los. Na parte externa da feira vários comerciantes disputam um espaço para a venda de seus produtos e a feira do agricultor vira uma feira diversificada com roupas, calçados, bijuterias etc. Alguns jovens aproveitam para ganhar um dinheiro extra com o estacionamento.
A pedido dos dois jovens uma pose para uma foto!

Postagens mais visitadas deste blog

receita de °°éclairs franceses°°

°°°Massa (p/12 unidades)
- 12,5 cl de leite
- 12,5 cl d'agua
- 100 g de manteiga
- 4 g de açucar
- 2 g de sal
- 150 g de trigo
- 5 ovos

°°°Preparo da massa

Em uma panela esquente a agua, o leite, o sal, o açucar e a manteiga. Junte em seguida o trigo passado no crivo. Misture vigorosamente e uniformemente, depois deixe repousar alguns minutos e misture os ovos pouco a pouco até a mistura ficar homogênea e lisa. Em uma placa de metal ou açadeira cubra com papel manteiga, coloque em um saco de confeiteiro a massa e faça conforme sua escolha (foto3), pincele com uma gema de ovo leve ao forno a 200°C TH°7 durante  30 a 45 minutos.
°°°O recheio tradicional (preparação : 15 min) - 50 g de trigo
- 100 g de açucar
- 500 g de leite
- 2 gemas de ovo
- 1 pau de baunilha

Primeira mistura junte o trigo com a metade do açucar e dssolva com um pouco de leite, junte as gemas de ovo. Em uma panela coloque o restante de leite e raspe o pau de vanilha, coloque a outra metade do açucar e leve ao fogo. Re…

45ª edição da peregrinação dos portugueses em Dole...

Fé e decoção desde 1967°°°
Neste dia 13 de maio de 2012 que é comemorado o dia das Mães no Brasil, na cidade de Dole os devotos organizam uma grandiosa peregrinação em louvor e honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Mont-Roland. O programa começou no sábado, dia 12 começou com a celebração da Eucaristia a partir de 20h30, seguindo-se a bênção e procissão das velas, com o andor e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em volta do recinto do Santuário. Domingo dia 13 de Maio com início às 10h30 celebração da Eucaristia presidida pelos padres da região. Por volta das 15h00 haverá o terço e procissão do adeus à Virgem Maria, com salmos e cânticos dedicados à nossa senhora. Este é o momento de grande emoção neste peregrinação. A missa campal é realizada em frente o Santuário cerca de 18000 pessoas participaram dessa 45ª edição de devoção e fé a Virgem.

A primeira celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima neste lugar aconteceu em 1966, na qual participaram quatro dezenas de pess…

Bom dia com tapioquinha

Essa é uma das delícias err o café da manhã da Amazônia e aqui em Macapá o Café Pingado é um dos melhores endereços pata começar uma típica manhã de fim de semana BA maior floresta tropical do mundo.
Um excelente dia s todos :)