terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira com sabor amapaense


Feira do agricultor no bairro do Buritizal

Do lado de fora da feira o movimento também é grande

Uma visita à feira do agricultor no bairro do Buritizal em Macapá para comprar tapioca, farinha, frutas e legumes. Uma multidão se aglomera para as compras, além do preço mais acessível, a negociação é feitas diretamente com o produtor, sem intermediário.Local ideal para conhecer os produtos da mesa dos amapaenses e o sabor amazônico.
A feira do agricultor é realizada em Macapá a mais de 20 anos,  e leva à população amapaense uma diversidade de frutas, legumes, peixes, farinha de mandioca, tapioca,  etc. 
Melancia deliciosa!!!

A tapioca para um café da manhã com cara da amazônia

O mamão para uma alimentação nutritiva

banana vai bem na vitamina, caramelizada, em tortas, salada de fruta....

Os agricultores chegam de quase todo o estado em caminhões contratados para o escoamento da produção até o local da venda nos dias de terças e quintas-feiras.
Durante a visita à feira conversei com Dona Isaura uma agricultora da região do Curiaú que vende uma diversidade de produtos da floresta como: barbatimão, verônica, boldo, copaíba, andiroba, etc. Ela se entusiasmou com minha aproximação e fez questão de, em um outro encontro, falar-me sobre os remédios que a floresta produz em sua grande biodiversidade.
Dona Isaura

Farmácia de produto naturais

As crianças também estão presentes junto à seus pais e ajudam na venda durante todo o funcionamento da feira.  Para essa crianças estar junto à família e participar de suas atividades, muitas vezes é uma diversão e passa a ser um momento de prazer e um meio de darem sua contribuição para o sustento de todos.
filha de catadores de carangueijo

o carangueijo

Desde cedo em meio às atividades da renda famíliar

Hoje a feira parece pequena para o grande número de produtores regionais, provavelmente logo teremos um espaço maior para alojá-los. Na parte externa da feira vários comerciantes disputam um espaço para a venda de seus produtos e a feira do agricultor vira uma feira diversificada com roupas, calçados, bijuterias etc. Alguns jovens aproveitam para ganhar um dinheiro extra com o estacionamento.
A pedido dos dois jovens uma pose para uma foto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...