quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os brasileiros preferem internet, os franceses a TV...

O gabinete DELOITTE, em seu observatório Internacional de usos e interações de mídias, mostra os hábitos dos internautas de 7 grandes países: EUA, CANADA, FRANçA, ALEMANHA, REINO UNIDO e JAPAO. O uso ligado à internet, às redes sociais e aos SMARTHPHONES, foram analizados pelo observatório.
O longo e pesado documento (http://www.deloitte.com/assets/Dcom-France/Local%20Assets/Documents/Votre%20Secteur/TMT/Etude_Deloitte_State_of_the_Media_Democracy_050411.pdf) nomeado de " BEM-VINDO A MIDIA DEMOCRACIA" e se interessa pela primeira vez pela França. No ultimo trimestre de 2010, foram entrevistadas 14.063 pessoas no mundo, cujo 2.013 unicamente na França.
Pergunta: Entre os tipos de mídias a seguir, classifique as três que você prefere...

Analisando de perto o gráfico, vários pontos da pesquisa podem ser ressaltados:
  • Televisão : é a média preferida das pessoas sondadas em 6  países sobre 7
  • Internet : somente o Brasil coloca a internet(63 %) na frente dla TV (56 %)
  • Internet : os franceses chegam em segunda posição (55 %)
  • Internet : os ingleses são os ultimos (28 %)
  • Cinema : os francese chegam em primeira posição (29 %) na frente dos americanos (25 %)
  • Cinema : os Alemães são os ultimos (12 %)
  • Jogos de vidéo : os americanos, sem grnade surpresa, são os primeiros (23 %) na frente do Japão (19 %)
  • Jogos de vidéo : O Reino Unido fecha com (11 %)
O top 4 por países mais instrutivos :
  • França : TV (67 %), Internet (55 %), Cinema (29 %) e Radio (23 %)
  • Brasil : Internet (63 %), TV (56 %), Jornais (26 %), Cinema e Revistas (24 %)
  • EUA : TV (71 %), Internet (46 %), Cinema (25 %) et Jogos de vidéo (23 %)
  • Canada : TV (69 %), Internet (46 %), Cinema (25 %) e Jornais(22 %)
  • Alemanha : TV (67 %), Internet (51 %), Jornais (32 %) e Radio (25 %)
  • Japão : TV (73 %), Internet (38 %), Jornais (35 %) e Revistas (22 %)
  • Reino Unido: TV (73 %), Internet et Cinema (28 %),  e jornais (19 %)
O que é interessante notar que nenhum dos países não tem o mesmo TOP 4.  A dupla internet/TV domina, e os EUA e o Canadá, sem grande surpresa, tem muitos pontos em comum (os jogos de video chegam a 21 % para os canadenses).
Pergunta: Em geral, o que você faz no momento em que vê TV?

INTERNET, o perfeito complemento da TV :)
E o que fazem os franceses quando eles vêem TV? 54 % delesfazem, em todo caso, outra coisa (contra 78 % dos ingleses e 74 % dos americanos), e a grande maioria, eles estão na internet, como prova o quadro acima.
O surf na Web (30 %), os emails (24 %), a mensagem instantânea (22 %), as redes sociais (14 %), compras on line (9 %) e mesmo videos na Net (5 %), ocupam assim uma grande parte do tempo dos Franceses entrevistados.
O observatório precisa que, 40 % entre 14-21 anos conversam com amigos enquanto olham TV, 28 % desses mesmos entre 14-21 anos estão nas redes sociais, 46 % entre 22-27 anos surfam na net, et 33 % entre 22-27 anos enviam e recebem emails.
Sobre a utilização de vidéos, os resultados são de acordo com a extrema importância dada à internet. O Brasil sai do lote, 57 % assistem os vidéos no computador, contra 42 % para os  franceses e 41 % para os japoneses. Estes três países se distinguem pelo forte uso do vidéo em seus telefones celulares, comandando a lista os japoneses (24 %), seguidos pelos brasileiros (22 %) e os franceses (18 %).
O uso habitual para ver vidéos
O Brasil é também o  n°1 em visualização de videos no smartphone (11 %), os mp3/4 (6 %) e os tablets (4 %). E só EUA  (7 %), ultrapassam os brasileiros (5 %) quanto aos videos vistos no video game.

Mais de um terço entre 14-21 anos vêem os programas de TV
Se  77 % dos franceses entrevistados assistem os programas de TV (cujo, 23 % na  Internet), 26 % entre 22-27 anos e sobretudo 36 % entre  14-21 anos reconhecem ver os conteudos na internet. O mais surpreendente, 24 % entre 64-75 anos, utilisam de astucia para ver os vídeos gratuitos na internet . 
E se os brasileiros são os reis das redes sociais, é importante  notar que os jovens franceses (entre 22-27 anos e sobretudo entre 14-21 anos) usam muito as redes sociais, a mensagem instantânea e o SMS.
Entre 14-21 anos os  92 % dos franceses pensam assim « que as redes sociais (Facebook, MySpace, Twitter, etc.), a messagem instantânea e os SMS, são meios de comunicação  com os meus amigos excelentes », contra 85 % entre 22-27 anos e 58 % entre 64-75 anos.
Este mesmos de 14-21 anos são  80 % à pensar que « o principal valor dos sites de redes sociais(Facebook, MySpace, Twitter, etc.) é a possibilidade que ele oferecem de interagir(mais frequentemente) com mais amigos ao mesmo tempo que se eu estivesse off line ». Aqui ainda a distância entre os de 64-75 anos é gigantesca, mesmo se eles sejam 39 % a estar de acordo sobre este ponto.

Os smartphones e seus multiplos usos 
O gráfico abaixo desvenda várias informações, cujo a maioria já são bem conhecidas:
  • Os japoneses usam a grande maioria (90 %) seu smartphone para enviar emails, distantes na frente dos brasileiros e dos americanos (perto de 40 %)
  • Estes mesmos japoneses usam seu smartphone (perto de 60 %) para fazer pesquisas on line, aqui ainda na frente dos americanos e dos anglo-saxões (um pouco mais de 30 %)
  • Os brasileiros, os franceses, os alemães e os  anglo-saxões são mais de 80 % à explorar seu telefone para enviar SMS, distante os japoneses (mais ou menos 35 % )
  • Enfim, os brasileiros (+70 %) exploram seu aparelho telefone para ouvir musicas mais que os outros, na frente longe da França (+40 %) e dos outros países.
Com referência aos franceses podemos  ressaltar que entre 14-21 anos usam seu smartphone para our bien des usages. Eles são mais de 60 % jogam e fazem registrar de videos,  perto de 80 %  fazem fotos e escutam musicas com seu aparelho. Eles são mesmo perto de 90 % a enviar  SMS.
Os entre 22-27 anos não são diferentes, pois eles são perto de 60 % à surfar, à fazer videos e a ouvir musicas, perto de 50 %  a jogar e 80 % à fazer fotos.
Os franceses adoram usar em casa seu smartphone 
Enfim, sempre em torno dos smartphones, um dado que chama atenção particularmente. A questão « Durante os ultimos 6 meses, vocês já chegaram a deixar o notebook em casa para utilisar no seu lugar o smartphone ? », 48 % dos franceses que tem um smartphone responderam que o utilisam em casa.
Somente 38 % dos japoneses, 32 % dos brasileiros, 25 % dos americanos, 22 % dos canadenses et 16 % dos alemães (três vezes menos que os franceses!!) deram uma resposta similar. E não será supreendente que o mercado dos tablets seja tocado da mesma maneira.
Estes dados podem ser explicados, talvez,  pelo fato  dos pacotes das operadoras serem onerosos para os franceses, ou pela falha na qualidade de conexão falha na opinião deles. Isto coloca também em perspectiva as aplicações como FaceTime d’Apple, que necessita de Wi-Fi.
O acumulo de respostas (uso em casa +  fora de casa) coloca em todo caso a França em primeira posição com 96 %, contra 89 % pelos japoneses, 88 % pelos brasileiros, 81 % pelos americanos, 67 % pelos canadenses e 59 % pelos alemães.

Artigo em francês: Rédigée par Nil Sanyas le mercredi 06 avril 2011 à 18h29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...