terça-feira, 31 de maio de 2011

Convento da Visitação...

Convento da Visitation na cidade de Dole
A Universidade de Dole foi criada em 1423 por Philippe le Bon. Ela se integrou ao colégio São Jerônimo (Saint-Gérome) também chamado de Visitação (Visitation) graças aos beneditinos.
De 1826 a 1977 era denominado de Colégio São Jerônimo a fim de receber e formar os noviços beneditinos na universidade de Dole. Fundado no final do séc.XV pelo beneditino comtois Antoine de Roche, professor doutor da universidade de Dole, e prior de monastérios.
O prédio era um dos mais bonitos e espaçosos da cidade, e recebia hóspedes ilustres dos estados da região de Franche-Comté. Foi em grande parte reconstruídos no início do séc.XVII, depois da partida da universidade, o prédio virou um simples convento. Vendido como bem Nacional à particulares, ele foi retomado pelas irmãs da Visitação em 1826.

Em 1978, foi renovado para receber salas de serviços públicos e as associações da cidade de Dole.

A capela do convento...
A capela foi recentemente reabilitada e transformada depois de dezembro de 2007 com o nome de auditório Karl Riepp, é sala de concertos musicais e de lições de órgão para o Conservatório regional.
O conjunto de 12 estátuas esculpidas em pedra, foi criado para decorar a capela do colégio beneditino, encomendada no início do séc.XVI por seu fundador Antoine de Roche (1420-1505). Ela associa o antigo testamento, representado pelos profetas, e o novo testamento representado pelas esculturas dos apóstolos em pé.
Antigo Testamento - rosto dos profetas
Novo Testamento - Estátuas dos Apóstolos
As estátuas foram levadas para a basílica de Notre Dame de Dole em 1817, e hoje foram reintegradas em seu local de origem.
Em 9 novembro de 1998 o convento foi inscrito como monumento histórico.
 Bruno, na foto a direita é o responsável pelo prédio do convento e conhecedor de toda sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...