quarta-feira, 18 de maio de 2011

descobrindo e preservando PEDALANDO...









Começo de primavera, sol forte e céu azul bom para começar a pedalar.Partir na trilha da ciclovia EUROVELO6 que passa na cidade de Dole. Uma rota de descobertas, um prazer em família ou com amigos através de cidades e vilas, seus monumentos históricos, sua natureza e a preservação do meio ambiente.                                    
O EuroVelo6 é uma rota de ciclovias que vai do Atlântico ao Mar Negro, e um dos 12 itinerários da rede, este  projeto foi criado pela Federação Européia de Cicilistas(ECF) em 1994. De 2004 à 2006, 18 parceiros fazem parte desta rota distribuídos em 3 países, França, Alemanha e Suiça.
Tem como objetivos seguir os três maiores rios europeus, Loire,  Rhin e Danubio. A ciclovia atravessa a França, Suiça, Alemanha, Austria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, , Croácia, Bulgária e a Romênia. 
Mapa da EuroVelo6
Os rios... 
Loire
O mais longo rio francês, ele começa no Departamento de Ardeche, e deságua a 1012 km do Oceano Atlântico em Saint-Nazaire. Desde a Idade Média, o rio Loire foi preparado para ser o elo def comunicação mais importante da França até o século XIX. Ele é também o unico rio selvagem francês. Ele abriga uma biodiversidade rica em flora e fauna. Foi classificado como patrimônio mundial da humanidade.


Loire a Angers
Canal do Centro
O Canal do Centro, obra realizada por Emiland Gauthey, liga Chalon-sur-Saône à Digoin, la Saône à la Loire, e o Mediterrâneo ao oceano. Foi construído entre 1783 e 1793, foi o principal vetor do desenvolvimento industrial local (minério, insdustrias de cerâmicas). O tráfego é calmo, o Canal oferece uma navegação atrativa de belas paisagens entre os vinhedos e campos verdejantes e de obras de arquitetura rica, como a ponte Canal a Digoin.
Canal do Centro na cidade de Paray-le-Monial
Saône
O rio Saône tem seu ponto de partida nos pés das falésias das montanhas Faucilles (Departamento de Vosges) a 392 m de altitude e deságua no Rhône na cidade de Lyon. Um riacho de 480km de largura, cujo o Doubs é seu principal afluente. O Saône é um dos mais belos  braços de rio da França. Ele atravessa cidades históricas equipadas de fortalezas e corta célebres vinhedos da cidade de Mâcon e de Beaune. Sitio Natura2000, ele é reconhecido pela União Européia por sua riqueza e patrimônio ecológico.
Cidade de Auxonne 
Doubs
O Doubs é o mais importante curso d'água do centro oeste da França. Sua história é movimentada e seus vales ricos em atividade humana. Ele nasce no território da cidade de Mouthe, a 945 m de altitude. Depois de um percurso montanhoso entranhada no Jura(Departamento de Franche-Comté).

Eurovelo 6 na cidade de Dole
Rhin
Nasce nos Alpes Suiços e desagua no mar do norte depois de um percurso de 1.325km que alimenta o reservatório de 160.000 km² de superfície. Antigamente foi rota dos soldados e de monges, e foi exaltado pelas lendas alemães do ouro do Rhin. Ele é a primeira via de circulação da Europa ocidental e uma das maiores artérias econômicas do mundo. Seu leito atravessa seis países: Suiça, Áutria, Liechtenstein, Alemanha, França e os paises baixos. Ele constitue a fronteira natural entre Suiça e Liechtenstein, entre Alemanha e a França. Seu carácter de fronteira internacional é relativamente recente. Entre a queda do Império romano e a conquista da Alsácia por Luis XIV, este rio foi uma parte integrante e um dos fomentos do mundo germânico, que o denominava de "Vater Rhein" ou Rhin paternal..

Danúbio
Fonte inesgotável de inspiração, com uma largura de 2.850km, ele corre depois de milênios suas águas tranquilas. Sua fonte nasce na Floresta Negra na Alemanha e atravessa a Áustria e Viena para encontrar a Eslováquia e Bratislavia. Em seguida, Hungria, Budapeste, as duas partes da capital situadas de um lado e de outro dos braços do rio. O segundo maior rio da Europa (depois do Volga) tem igualmente deixado traços nas culturas dos países que ele atravessa. De Ovide à Cláudio Magris, de Johann Strauss aos autores anônimos de contos e lendas, o Danúbio tem sido uma fonte de inspiração depois da antiguidade.
Danubio na Áustria
Site do Eurovelo 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...