quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Mundial para um Turismo responsável...



2 de junho 2011
Impulsionado pela *CITR (Coalition Internationale pour un Tourisme Responsable), este evento é organizado pelo 5º ano consecutivo. Nesta ocasião, um grande colóquio será organizado no dia 1º de junho no Conselho General da Ilha de França(Paris). Como todos os anos um país é homenageado, e o selecionado para 2011 foi a África do Sul com o tema « O turismo durável: quais as garantias? ».
Com o perpétuo desenvolvimento do turismo internacional, particularmente nos países do sul, é interessante de   se perguntar sobre a legítimidade dos projetos elaborados em seus territórios. Por isso a cada ano depois de 2007, o Dia Mundial para um turismo responsável abre um debate entre as instituições e profissionais do setor. Os temas abordados variam anualmente assim que os países e as região colocadas em pauta.
 O TURISMO DURAVEL: QUAIS AS GARANTIAS ?
O ano de 2011 é voltado para a questão da certificação dos avanços do turismo durável. Respeito ao meio ambiente e a autenticidade sócio-cultural das populações locais e a repartição equitável  dos benefícios socio-econômicos entre as diversas partes concernantes que estão na base. 
Diferentes pontos serão abordados. A origem de nível de qualidade é uma garantia ao turismo durável? Há  soluções alternativas para a garantia? Diversas iniciativas no sentido de um turismo respeitoso tem sido desenvolvido através do mundo inteiro com impactos variáveis. Um dos sujeitos debatidos criará um selo de qualidade internacional que dará crédito aos selos nacionais, a maneira de certificação FSC(Forest Stewardship Council) para as florestas.
Para responder todas as perguntas, 200 profissionais do setor publico e privado (ministério francês, sindicatos,hotelaria, agências de viagens, comunidade...) estarão reunidos no Conselho General da Ilha de França no dia 1º de junho. Todos são convidados para fazer parte com suas idéias e projetos partilhando experiências em matéria de turismo durável.
A homenageada, a  África do Sul é uma pioneira em matéria de turismo equitável. Com seu próprio selo de garantia de turismo durável o FTTSA (Fair Trade in Tourism South Africa), uma certificação independente que é atribuída aos estabelecimentos turísticos que respeitam os critérios seguintes: Salários justos e condições de trabalhos éticos, coleta e redistribuição dos benefícios, praticas do comércio equitável e respeito aos direitos humanos, das culturas e do meio ambiente. Entre outros, a África do Sul investe pesadamente em seu patrimônio natural para desenvolver sua atividade turística, desenvolve igualmente projetos necessários para sua preservação. As suas zonas terrestres e marítimas são protegidas e em forte expansão.
Ecothanda lista os sitios turísticos da África do Sul que adotam os critérios de turismo responsável: www.ecothanda.com/mapview/

* O CITR agrupa hoje profissionais do turismo, ao todo 136 em 52 países através do mundo enganjados para um turismo responsável, assim que um comitê de três especialistas dos três pilares do desenvolvimento durável (econômia/equitável, social/cultural, meio ambiente/biodiversidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...