terça-feira, 7 de junho de 2011

do lixo à musica...

Os URBS são musicos poucos comuns reunidos em torno de um projeto socio-cultural: a criação de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. O atelier se chama LULL (Lutherie Urbaine Le Local) - que significa fabricação de instrumento musical urbano e local, tem como sede a cidade de Bagnolet no departamento de Seine-Saint-Denis , França. 
Um local de fabricação, de inovação artistica, de aprendizagem musical, repetição, concerto etc...
Originado do projeto " fabricantes urbanos e fábrica urbana" projetado em 2000 por Jean-Louis Mechali (baterista e compositor), a associação urbana é dedicada à criação musical e à pesquisa instrumental.
A criação instrumental é principalmente voltada para os materiais reciclados de objetos do cotidiano. 
Depois de 10 anos, ela faz evoluir seu projeto se afirmando através de sua ação em termo de desenvolvimento durável, assim como o desenvolvimento de projetos artísticos, educativos e sociais.
A fábrica urbana confronta seu saber tradicional com outras culturas. A través dos ateliers de criações os URBS procuram alcançar um grande publico, começando pelos jovens, criando fanfarras e organizando concertos. Eles desejam difundir esta musica inovante, onde o discurso fica continuamente aberto entre o amador e o profissional.
O URBS transforma diversos materiais em curiosos instrumentos musicais como: uma bateria de caçarolas, flautas de material hidraulicos, um órgão de bomba de bicicleta, um teclado de PVC etc...




Vários álbuns musicais com sons inéditos, instrumentos barrocos e revolucionários sairam deste projeto fantástico.
Um exemplo o « Pianocktail »
A idéia inicial do projeto partiu da seguinte constatação:  « há tantos objetos jogados nas ruas..e se tentássemos fazer musica com tudo isto ? »

site: http://www.lutherieurbaine.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...