quinta-feira, 23 de junho de 2011

14ª Edição do Sonora Brasil...

O Sonora Brasil entra em sua 14° edição em 2011, é um projeto temático que tem como objetivo provocar o desenvolvimento histórico da música no país. Neste ano serão apresentados dois temas ao público – Sotaques do Fole - nas regiões Sul e Sudeste  e Sagrados Mistérios – Norte, Nordeste e Centro Oeste que serão desenvolvidos nos anos 2011/2012.




O Amapá receberá a primeira apresentação do projeto Sonora Brasil nos dias 22 e 23 de junho com o tema – Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil representado pelo Grupo Caixeiras do Divino (MA), o grupo apresenta a festa do divino Espírito Santo que se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão.




Os dias de apresentação no Amapá serão divididos entre Macapá, no dia 22 de junho às 20h no auditório da Escola SESC, e Mazagão no dia 23 de junho às 19h na Unidade do SESC Ler.
(Michele Lobo, assessoria de imprensa do Sesc)


Paulo de Tarso - Escritor Amapaense
Comentário:
A cultura afrobrasileira é de uma riqueza extraordinária na formação etnocultural do nosso povo. Graças a esses rituais, danças, crenças, comidas, costumes e tradições somos um país que absorveu e incorporou essa legado à sua história, apesar do preconceito e da falta de conhecimento de muitos vem prevalecendo o vigor da cultura, capaz de suplantar os obstáculos.
A Festa do Divino, que é celebrada no Brasil inteiro, tem no estado do Maranhão uma de suas manifestações mais ricas e originais e essas Caixeiras, com seus cantos, vestimentas, instrumentos (caixas de percussão), conseguem transmitir o sincretismo do panteão africano e dos santos cultuados pelo catolicismo.
A integração dos grupos de marabaixo que atuam em Macapá atestam que os dois estados, Amapá e Maranhão, e outros mais do nosso país, têm muito mais afinidades que diferenças, a começar pelas caixas, vestimentas e coreografia, além dos demais elementos que fazem parte da festa do Divino: o mastro, a murta, os santos.

(Paulo Tarso Barros, escritor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...