quarta-feira, 1 de junho de 2011

remédios da vovó...

Receitas e truques da vovó são transmitidos de geração a geração. Com o tempo e a chegada de novos produtos industrializados que prometem milagres aos consumidores, este patrimônio de nossos antepassados tende à ser esquecido.
Estas receitas são ao mesmo tempo econômicas, ecológicas, sem perigo para a saude,polivalentes,   práticas e de efeitos concretos.



O vinagre branco...
Com ele podemos fazer tudo ou quase...limpar a casa, lavar roupas, espantar os insetos. Ele apresenta uma grande vantagem, seu preço reduzido e não prejudica o meio ambiente, podemos substituir um grande numero de produtos caros e poluentes pelo vinagre branco. Uma eficácia comprovada e poderosa!! Ele limpa toda a cozinha sem deixar traços e sem deteriorar os materiais.


Vinagre de sidra...
Obtido à partir do suco de maçãs dispõe de numerosas propriedades desifectantes.Ele ajuda por exemplo a pele descascar depois de uma longa exposição ao sol (usado depois do banho). Podemos também curar os problemas de infecções nas unhas deixando so pés descansarem dentro de uma vasilha com vinagre/água por alguns minutos por dia. Enfim, saiba que este produto previne a infecção urinária (três colheres de café em um copo de água três vezes por dia).
vinagre de arroz...
Fraco em ácido acético, o vinagre de arroz é utilizado na Asia como anticéptico natural depois (usado para matar as bactérias presentes no peixe cru). Podemos colocá-lo nas saladas, entradas diversas, sopas, etc. E mais, ele estimula o apetite e facilita a digestão .


bicabornato de sódio...
De ação curativa e preventiva na mesma linha que o vinagre branco, o bicabornato de sódio se apresenta na forma de um pó branco um produto bastante polivalente: limpa eficazmente (diluído em água), ajuda na cura das queimações estomacais (uma colher de café em um copo d'água por dia), clareia os dentes, substitui o fermento e serve de fungicida SEM RISCO PARA O MEIO AMBIENTE e PARA SAUDE!
cloreto de sódio...
Várias expressões são utilizadas para denominá-lo: carbonato de sódio, cristal de sódio....um produto de multiutilidades. Muito cuidado com o composto branco, ele é poderoso e ligeiramente irritante para a pele. Use com atenção e proteção com o uso de luvas é aconselhado.


percarbonato de sódio...
A mistura de carbonato de sódio com peróxido de hidrogênio forma o percarbonato de sódio, é muito eficaz para lavar a roupa sem poluir, é um biodegradante natural! Podemos usar para reduzir o uso de sabão.
o limão...




Usado depois de gerações por nossos avós, o limão pode também fazer limpeza!! Um produto 100% natural, muito ácido, tem efeito imediato nas manchas das roupas, tártaro e  calcário. Ele é igualmente desifetante, desodorisante e serve de repelente para os insetos!
a farinha de trigo...
Na mesma linha de ação do limão, saiba que as vovós tinham(têm) o hábito de empregar a farinha de trigo para fazer a limpeza: em particular para lustrar o cobre e o cromo, e é um excelente conservante de frutas e legumes…
água de rosa...


A água de rosa é uma essência perfumada utilizada na cozinha e nos cosméticos vendido no comércio. Mas, podemos facilmente fabricar artesanalmente. Para isto ferva um quarto de litro de água, coloque pétalas de rosas, deixe descansar fora do fogo durante 20 minutos depois filtre. Aplique regularmente sobre a pele seca ou sensível: a água de rosa tonifica, refresca, hidrata e purifica e amacia.


óleos essenciais...
Uma concentração de compostos aromatizantes de plantas, flores e madeiras (camomila, thym, eucalipto, menta, lavanda, sândalo …), os óleos essenciais são excelentes para a saude. Podemos ingerir (atenção na dose), inalar, aplicar diretamente sobre a pele e diluir na água do banho...bem-estar para o corpo e o espírito.

Um comentário:

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...