terça-feira, 12 de julho de 2011

Chicão na luta pela vida...

CHICÃO, a querida anta das crianças que visitam a RPPN corre risco de morte devido a tentativa de matá-la (?) por três meliantes que adentraram o logradouro onde ela vive. Esta com grave dano muscular devido ao stress da perseguição e tentativa de captura.

Paulo Amorim:
"Depois de cerca de treze dias lutando contra a morte ou uma sequela definitiva, CHICÃO vem se recuperando da sídrome de miopatia de captura. Hoje já voltou a alegrar a manhã de mais de 50 crianças que visitaram a RPPN REVECOM, do tradicional "Brincando nas Férias", organizado pleo SESI - AP. O CHICÃO tem muitos admiradores. Como Chico que é, da Terra, do Amapá, xará do grande Chico, é uma fortaleza e resistiu, aos embates da vida, à luta contra os inimigos. Como seu grande xará, recebeu muita energia positiva, das crianças, da inocência e da pureza. Lembro-me de uma menininha, egressa da pobreza, que circunda a RPPN que preenche os bolsões de corações, humanos, plasmados nas ressacas, nossos "bidonvilles". Essa menina me deu uma lição, mexeu com o meu coração. Atenta, rostinho moreno de cabocla, uma futura linda Nara, emocionava-se com o meu relato sobre o ataque ao grande herói de 300 kg. Com olhos rasos de lágrimas, em tom solene, virou-se paro o Chicão, imerso no seu lago da várzea, amargurando as dores das lesões musculares, exclamou: "Chicão... não morre não!". A todos, nos comoveu a singeleza e a beleza de tão bela declaração. Como o canto do uirapuru a bela menininha calou a voz dos outras "passarinhos" cianças como ela, cessou a algazarra, e todos miraram o Chicão que, parecendo entender a homenagem, o fluxo de energias daquele momento, emitiu um breve silvo, um assovio típico das antas, quando se comunicam amorosamente com aqueles a quem consideram. Desta vez, outros olhos enxeram-se de lágrimas... os meus!!!! Crianças "bora lá" tem mais bichos prá ver.... e... aprender!

A RPPN REVECOM

Apreciar a variedade de formas de seres vivos e paisagens é uma espetacular forma de se entrar em contato com a poderosa magnitude do Criador. Na cidade poucas são as oportunidades para que alguns adultos e crianças enriqueçam suas vidas com experiências de contato com diferentes tipos de manifestação da natureza.

A Reserva foi criada com o objetivo de desenvolver atividades de Educação Ambiental e pesquisas em ecossistemas naturais dos quais se destacam asFlorestas (várzea, terra firme, etc) e suas diferentes Faunas (insetos, aracnídeos, moluscos, anfíbios, peixes, aves, répteis, mamíferos etc). Como está encravada na cidade e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas, aborda-se a questão da cidadania e da espiritualidade do homem dentro do novo paradigma ecocêntrico. Acreditamos no ensino ecológico, o mais fundamental dos temas transversais. Defendemos que ele é a condição vital para uma caminhada rumo a um novo destino para o ser humano que deve ser colocado no seu devido lugar, dentro da natureza e não acima dela.
Saiba + sobre a REVECOM e visite:www.revecombr.com.br

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...