domingo, 20 de novembro de 2011

feiras de Natal na França...


A tradição do mercado ou feira de Natal data oficialmente dos anos 1570, quando era festejado o dia de São Matinho (11 de novembro) e de São Nicolau antes do Natal.
A feira de Natal que nós conhecemos hoje na Europa não tem nada a ver com as de sua origem. Bem antes da Idade Média com a aproximação do solsticio de inverno, toda a Europa ficava em festa para a chegada dos dias mais longos do ano. Anos mais tarde no dia de São Martinho eram organizadas as grandes feiras. Nas feiras os visitantes compravam produtos produzidos artesanalmente pelos açougueiros com as partes do porco que serviam como provisão para o longo inverno. A festa da adundância acontecia antes da quaresma de Natal onde o vinho e a cerveja também eram produtos comercializados especialmente para a ocasião. Epoca de fazer suas compras, pagar seus aluguéis e encontrar seus empregados para a proxima estação de colheita das uvas.
Alguns dias mais tarde é a vez de São Nicolau de ser festejado na Alemanha e na Alsácia. Durante a ocasião feiras eram montadas nas pricipais cidades com o nome de MERCADO DE SÃO NICOLAU. Um documento datando de 1434 autêntica esse fato.

A igreja inquieta pela grande popularidade dada ao culto aos santos, direciona a tradição no caminho certo.Era a época da Reforma e o mercado de Santo Nicolau foi rebatizado "ChristKindlMarkt" (mercado de Natal das crianças de Cristo). E assim, que em 1570, nasce na cidade de Strasbourg o mais famoso mercado de Natal da Europa no lugar do mercado de São Nicolau. Rápidamente várias cidades seguiram a tradição e  tornaram as feiras de Natal um sucesso atraindo visitantes durante o mês de dezembro.

Feiras de Natal na Alsacia





Os mais bonitos mercados de Natal da Europa ainda continuam acontecendo na Alsácia, mas os do sul da França atraem visitantes pela sua grandiosidade.Os chamados "santons" personagens que decoram a creche de Natal tipicamente provençal que são instalados pelas crianças. Recentemente na década de 90 através do sucesso dos mercados da região da Alsácia os artesãos tornaram seus produtos conhecidos e a França conheceu uma explosão de mercados  de Natal. Atualmente, não existe uma região francesa que não tenha o mercado de Natal.
peças do artesanato provençal chamados Santons 

Creche de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...