segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lyon, história de uma festa...



Festa das Luzes 2011 - 8 de dezembro
A Fonte da Luz
A luz na cidade de Lyon é hoje em dia uma evidência, todo visitante noturno percebe o quanto ela se tornou parte essencial da arquitetura da cidade revelando seus tesouros sem modifica-los.
Em 1850, as autoridades religiosa lançam um concurso para a realização de uma estatua, pensada como um ritual religioso no cume da colina Fourvière.
Un ano mais tarde este concurso é ganho pelo escultor de Lyon Fabisch e a data de 8 setembro de 1852 é escolhida para sua inauguração. Mas no mês de agosto, o rio Saône sai de seu curso e invade o lugar onde a estátua estava sendo contruída.

A inauguração então é adiada para 12 de dezembro no dia da Festa da imaculada Conceição. No mesmo dia os jornais anunciam o programa da noite, e toda a cidade se prepara para o evento. Alguns habitantes iluminam suas casas com ajuda de velas.

Mas uma vez o mal tempo vai contrariar a alegria e a inaguração, adiando mais uma vez a festa para o dia 12 de dezembro. Apesar desses contratempos  o entusiasmo dos habitantes da cidade não se apagam.

No dia marcado desde às 18h, as primeiras janelas das casas da região se iluminam, e às 20h, a cidade inteira é iluminada. Uma grande parte da população desce nas ruas alegre e plenos de emoção surpresos com este gesto espontâneo e comunicativo.
As autoridades religiosas da época seguiram o exemplo dado pelos habitantes e a capela de Fourvière foi iluminada, sendo um dos pontos mais observados na noite de Lyon, e nesta noite nasceu a festa das luzes .
iluminação da Basilica  de Fourvière
A cada ano, no dia 8 de dezembro os lioneses colocam as iluminações e passeiam nas ruas da cidade iluminando cada passo pelas ruas da cidade.
Uma festa de luzes eco-responsavel, assim ela se transforma a cada ano, e convida um publico cada vez maior.
A iluminação urbana duravel é fundamental, iluminando mais e consumindo menos. Desse ponto de vista a Festa das Luzes é exemplar com cerca de 0,1 % de consumo anual de energia da iluminação urbana da cidade.

Festa das Luzes 2010
Iluminação na Roda gigante na praça Belecour

Praça da Republica 

Selva Urbana - Museu de Belas Artes
O sol encontra a lua
Perspectivas Liricas - Praça dos Celestins

Desfile da Luz - Cité internationale
eolight - Ao lado do rio Rhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...