sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

•☆☆☆°°°a magia da moda em papel...

Vestido da rainha  Maria Antonieta, 1776. Detalhe do vestido em papel datando de 1776. Criado em setembro de 2001, de uma gravura representando a rainha em roupa de teatro.
Tudo começou pela visita da retrospectiva de Yves Saint Laurent ao Metropolitan Museum of Art de New York em 1994. Esta exposição emocionou Isabelle BORCHGRAVE, e assim nasceu a idéia de contar o que viu  a sua maneira, uma hist ó ria ilustrada da moda. Em parceria com Rita Brown, conhecedora de roupas de épocas historicas, Isabelle começa a confecção de vestidos. Elas utilizam dois tipos de papéis que juntam, dobram e deformam, para contituir com exatidão roupas e acessórios que descrevem o tempo na historia da moda. As fontes de inspiração são numerosas e trajes que marcaram época no mundo expostos em museus, serão um encontro incontornável.
Veste em linho branco, 1615 - Traje em papel criado em novembro de 1997a partir do porta retrato de Margaret Laton - Coleção de Victoria e Albert do Museu de Londres
sapatilha de bailarina Francesa - 1975(em papel criada em janeiro de 2000)

Sapatos do século XVIII 
Assim Isabelle criou varios trajes de época de papel desde a rainha Elisabete I da Inglaterra e Maria Antonieta passando por Chanel, Worth, Dior e Poiret. 
O resultado é uma extraordin á ria coleção de vestidos e acessorios em papel pintado que enganam o olhar, pois parece tão real que gostariamos de tocar, apalpar, acariciar os tafetas, sedas, rendas e veludos bordados  transformando a ilusão em magia supreendendo mais que a relidade.
Mais de um milhão de vistantes no mundo conheceram o explendor e as técnicas de criação da coleção de sucesso mundial.


Exposição •••A sala de banho de Maria Antonieta•••



Maria-Antonieta, Madame Campan e sua empregada, todas três vestidas de trajes de papel, animam a magnifica sala de banho da rainha da França que sem duvida marcou época. Os personagens estarão em uma decoração retrabalhada por Isabelle de Borchgrave, uma exposição que sera permanente no Palacio de Versalhes desde novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...