quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

.•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ•.°°°Mazagão de historia e fé...


A cerca de 70 km da capital Macapá, o municipio de Mazagão Velho (Mazagão) comemora nos dias 9 e 10 de janeiro a Festa de São Gonçalo que inicia as festividades culturais da região. Há mais de cem anos ela é realizada, resistindo ao tempo e passando de geração à geração. Uma centenaria moradora de Mazagão Velhor, D. Olga Jacarandá quem começou essa tradição de fé. Prosseguindo a tradição, suas filhas são as organizadoras  da Festa de São Gonçalo, as ladainhas e festa em honra ao santo.
A procissão segue seu cortejo nas ruas de Mazagão Velho

A procissão nas ruas da cidade segue com cantos e orações
A imagem de São Gonçalo sai em cortejo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção à casas de moradores do distrito, no dia seguinte acontece a procissão acompanhada de cantos e rezas, salve rainha pela manhã, confraternização das folionas e derrubada do mastro, no fim da tarde.



Três gerações de devoção à São Gonçalo
Respeito, afeição e dedicação 
Fotos:Agência Amapa

4 comentários:

  1. Parabéns ! Adorei tudo que vi aqui. Tem um porto lindo e romântico. Mazagão Velho é tudo de bom e suas festas jamais poderão ser esquecidas.

    ResponderExcluir
  2. Legal, Nara. Gosto muito de Mazagão Velho. A história deste lugar é muito bonita. Também pesquiso sobre Mazagão Velho. No momento dei uma parada por causa da minha monografia sobre a Base Aérea de Amapá. Mas pretendo retomar as pesquisas.
    Estive aí apenas duas vezes. A primeira em julho 1977, o que poderíamos chamar de um turista ocasional. A segunda foi em janeiro de 2011, quando registrei algumas imagens. Assim que for possível, retorno.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Nara. Que cultura linda para ser preservada. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. ღ•.¯`)✿✿ Obrigada à tod@s, é um prazer aprender a cada dia sobre nossa cultura e preserva-la compartilhando os saberes de nossos antepassados que são os verdadeiros construtores de um mundo que respeita a diversidade de culturas e a natureza. Abrçs e obrigada, voltem sempre!!!!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...