quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ARTE e a missão primavera na França...

Vermes de terra,nogueiras, pássaro-xaréu , vegetação urbana, borboletas migratorias : as 6 primeiras missões da Primavera corresponde à todos os gostos.  
No dia  29 de fevereiro de 2012, é o lançamento de "Missões da Primavera" ! As midias  ja começaram a falar dessas missões. Uma ocasião de levar informações mais precisas sobre o calendario das missões, e inumeros encontros serão propostos durante todo o projeto.

Dia 29 de fevereiro de 2012, Missões Primavera fara sua abertura acolhendo o publico que ira participar dessas missões pelo planeta.A primeira missão será  «Realizar a segunda cartografia de vermes de terra direcionada à França". Uma primeira pesquisa participativa ludica, mas que responde às grandes pesquisas cientificas. Os participantes que estiverem inscritos poderão ajudar Daniel Cluzeau, da Universidade de Rennes 1, para realizar o segundo estudo nacional sobre os vermes de  terra. Desconhecidos, eles são portanto os habitantes mais importantes (em termo de volume, de massa e densidade). O unico mapeamento cartográfico que os consagrou na França data de mais de 40 anos. O conhecimento de 100 espécies subterrâneas é fundamental para entender como vivem e evoluem nos solos.
No dia 7 de março de 2012, você poderá  seguir a segunda missão, a floração  das nogueiras, para observar a chegada da primavera e constatar as eventuais mudanças (pertubadas pela recente vaga de frio que assolou a França inteira), visualizar as diferenças segundo as latitudes das diversas paisagens.

No dia 14 de março de 2012, a Missão primavera propõe a terceira missão:     observar as primeiras aparições das osgas. Saindo pelo beo tempo para captar os primeiros raios de sol, eles são as sentinelas  da primavera.
pássaro-xaréu  
Le 21 mars 2012, na quarta missão: escutar a chegada do pássaro-xaréu nas florestas. Utilisando o telefone celular e a aplicação para registrar o canto deste passaro. Na verdade é dificil de encontrá-lo, é mais facil escutá-lo.

Le 28 mars 2012, na quinta missão: observaremos a natureza nas cidades! Com o Museu Nacional de Historia Natural os participantes dessa missão, ajudarão os cientistas a compreender como as arquiteturas urbanas, os seres humanos e as plantas selvagens da cidade se comportam durante essa a cjegada desta estação.
A Bela Dama
Le 4 avril 2012, nessa sexta missão ela nos levará a seguir o frágil e mais incansável maratonista das migrações, 3 borboletas de dia. Entre elas a , la Belle-Dame, que desde a Africa do Norte atravessa o Mediterrâneo, a Europa, e mesmo os Alpes para até a Escandin á via.

As missões continuam...http://missionsprintemps.arte.tv

Um comentário:

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...