quinta-feira, 8 de março de 2012

nostalgia de outros tempos...

o mundo em suas mãos 
07 de março de 2012
Hoje cheguei a sala de espera onde ja tinham varias pessoas todas sentadas uma do lado das outras.
Entrei, sentei e abri minha bolsa para pegar meu celular e comecei a ver meus emails, blogs, twitter e meu facebook. 
Ao meu lado um senhor de uns 85 ans, 1,80m, me olhava atenciosamente. De repente ele falou "você ta jogando!" eu rapidamente disse sorrindo "Não senhor, eu estou atualizando meu blog" ele retrucou "ah eu nunca saberia usar essa coisa, e olha que sou um carteiro aposentado da LAPOSTE".
Aos poucos fui entendendo o que ele quis dizer com sua observação, ao meu ver ele deu a entender que a tecnologia do mundo virtual a cada dia toma mais espaço em nossas vidas. Que o contato, o sorriso, um bate-papo se tornou UM CHAT, e que as redes sociais invadiram nossa vida. 
Logo depois, quando lembrei que ele disse que trabalhou como carteiro nos anos 60, me senti transportada para essa época. Por coincidência ou não, em minhas idas e vindas à Mediateca da cidade li sobre essa época, os veiculo de uso dos carteiros, como eram feitas as distribuições, o uniforme que eles usavam, as bolsa que eram transportadas as cartas e encomendas. E no seu olhar vi uma nostalgia dessa época que me contagiou!

Uma avalanche de lembranças começaram a chegar em minha memoria...meu filho até um ano atras enviava uma mensagem(msg) para meu celular dizendo "Mãe tô chegando abra a porta!"(a campainha estava ao seu alcance) ou "mãe o jantar ta pronto"(ele estava no quarto ao lado)...comecei a perceber que algo estava cortando aos poucos nossa relação. 
Tenho twitter, facebook, blogs, flickr, msn, e entro todos os dias, mas sempre me vem na cabeça o dia que ficamos sem internet...conversamos, vimos um filme juntos, trocamos idéias que ha algum tempo não faziamos isso. Então eu sei que o mundo virtual ocupa um lugar que hoje é impossivel desliga-lo mais precisamos reforçar os laços reais que nos fazem viver intensamente a cada dia, desligue seu lado virtual e va ao encontro do mundo real :) 

O carteiro com seu uniforme e sua bolsa nas ruas da França anos 60-70
o carteiro na zona rural anos 60-70
Carteiros da cidade de Dole em 1890

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...