quinta-feira, 8 de março de 2012

o boto cor-de-rosa°°°

Reportagem : Faut pas Rêver France 3 ao Brasil 
O guia e Tania Young no barco Araujo Silva de Manaus - Amazonas
Ao encontro do boto cor-de-rosa, Tania Young encontra Maria e Luis responsaveis por uma base localizada ao meio do rio Negro  no Amazonas de observação dos botos. Maria e Luiz fazem parte da equipe com apoio do IBAMA. O boto cor-de-rosa é um dos simbolos da Amazponia brasileira.
Luis alimenta os botos cor-de-rosa
"Eles nascem cinza e com o amadurecimento eles se tornam cada vez mais rosa", diz Luis.
Luis conta a lenda do boto da Amazônia para a jornalista: "Existe uma lenda que conta que quando as  mulheres ficavam gravida e não conheciam o pai, os moradores da comunidade diziam que era do Boto."
O boto cor-de-rosa pode se transformar em homem quando eles desejam, alguns dizem que podemos encontra-lo passeando no pôr-do-sol esperando a proxima que sera seduzida para uma longa noite de amor.
Animal mistico, mas muito procurado pelo homem, usado principalmente como isca para a pesca e é exportado para Colômbia e o Peru. Hoje na Amazônia que é se habitat natural existem apenas 30 000 botos cor-de-rosa.

Lucia uma das protetoras do boto cor-de-rosa
boto cor-derosa
Tania Young nada e alimenta os botos cor-de-rosa -
Um incrivel cumplicidade entre o homem e a natureza existe e deve ser preservada.

Um estudo divulgado em 2011, revelou que em dez anos a população de botos da Amazônia reduziu pela metade. Na região da cidade de Tefé, a 520 Km de Manaus, apontou que morre por ano uma quantidade de animais sete vezes maior que o limite permitido.
Outro dado apontou que o uso da carne de cada boto-vermelho para pesca pode render ao menos uma tonelada de piracatinga. Na região de Tefé, estima-se a pesca de 400 toneladas do pescado ao ano, sendo que grande parte da carga é enviada para a Colômbia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...