segunda-feira, 30 de abril de 2012

as cabines telefônicas inglesas...


Ela é a estrela de todas as cabines telefônicas do mundo, com uma largura de 90cm e 2,40cm de altura. Foi contruida em ferro para resistir as temperaturas e estações, e aos usuarios mais agressivos. A cor escolhida, um vermelho vivo, foi para que todos possam vê-la de longe, é o orgulho dos ingleses, assim como a charrete imperial, a caixa de correio e o famoso taxi preto.
A primeira cabine telefônica a K1 apareceu na cidade de Birmingham em 1921. Em 1923 a empresa de telecomunicações lançou um concurso de design para criar uma nova cabine que vem a ser referência em todos os paises. O arquiteto Sir Giles Gilbert Scott que ganha o concurso com a K2. O unico problema é que seus custos de fabricação apesar de seus aspecto mais fragil e de um aspecto menos avantajado ela se torna a coqueluche dos londrinos e dos turistas do mundo inteiro. A K2 é produzida somente em Londres e em 1935 ela foi destronada pelo modelo K6. Apesar da sua fragilidade a K6 foi desenhada para o jubileu do rei GeorgesV, 70 mil cabines foram produzidas e espalhada em toda Grã-Bretanha. Hoje restam apenas 13mil que são consideradas com as joias de sua majestade. Duas mil entre elas são classificadas como monumento historico.

Hoje a cabine telefônica inglesa é disputada nos sites de venda a preço de ouro,a s pessoas sue desejam comprar uma pagam mais de 5000€ para ter uma em sua possessão.Alguns transformam as cabines em banheiros, aquários, em biblioteca ou em bar, assim essa celebridade vermelha seduz ao passar dos anos mais e mais apaixonados.
 
BT ArtBox Story
Para 2012 em comemoração ao jubileu de diamante da Rainha ElisabethII, a empresa de telecomunicações BT ArtBox integra as celebrações da nação e a apresentação de diversos talentos dos filhos da terra. A empresa programou uma exposição durante o ano que conta a historia da empresa através de suas começões uma fonte rica e preciosa reconhecida pelo Conselho de Arte britânica.

Uma exposição a céu aberto nas ruas simbólicas de Londres onde poderemos encontrar réplicas da cabine de Gilbert Scott transformada pelas criatividades dos artistas britânicos. No fim da exposição as cabines serão postas à venda e o dinheiro arrecadado sera para a associação ChildLine que celebra seu 25° aniversario. A ChildLine é um centro de ajuda fundada em 1986 com um serviço de consultação gratuita 24horas para crianças e jovens até 19anos.Os problemas abordados são: maltrato infantil, intimidação, separação dos pais, abusos, divorcio, gravidez, drogas, etc. Existem hoje 12 centros de ajuda em todo o Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...