quarta-feira, 2 de maio de 2012

a herdeira de Aghata Christie...

Anne Perry nasceu em Blachheath perto de Londres em 28 de outubro de 1938? é considerada através de suas obras a rainha dos livros policiais e herdeira de Agatha Christie. Desde 1979 ela escreve dezenas de obras que são publicadas em mais de 25 milhões de exemplares em numerosos paises.
Para quem esta pensando em passar uns dias em Londres e sentir o frisson misterioso londrino leve na bagagem suas duas principais sagas que se passam no século XIX como decoração a capital inglesa e o rio Tâmisa.
A primeira tem como personagens principais Charlotte e Thomas Pitt (27 publicações), ela é filha de uma boa familia e ele é policial. Eles formam uma dupla implacável desvendando o segredo das familias nobres de Londres. A segunda um personagem atípico William Monk(18 publicações) oficial da celebre policia fluvial e amnésico, suas enquetes se transformam em lembranças perdidas.
Anne Perry no Salão de Livro de Paris em março de 2012 - Wimkipédia
Anne Perry escolhe como paisagem de fundo de seus livros a cidade de Londres que ela diz ter escolhido pelo mistério que ela exala em meados do XIX século época que foi escolhida para criar suas obras, é a vila mais populosa do mundo, centro do império colonial, podemos fazer a volta ao mundo nela. Tem um ditado popular que diz "no piccadilly circus a Londres em um determinado momento encontramos todos os povos do mundo"
Em sua casa na Escócia, onve vive atualmente, Anne Perry tem um biblioteca inteira direcionada à época vitoriana, e através de mapas, fotos da cidade de Londres ela encontra inspiração para escrever, e criar o figurino de seus personagens. O escritor Dickens também se transforma em uma fonte inesgotável do XIX século para a escritora.
O rio Tâmisa, que os habitantes costumam falar que é a rua mais longa da cidade, também é um grande personagem em suas obras. Ele é essencial para compreendermos o que era Londres até a Primeira Guerra Mundial. A atividade comercial se fazia pelo rio que vivia saturado de embarcações vindas do mundo todo. Centenas de navios esperavam desembarcar suas cargas no porto, e durante essa espera os piratas roubavam as cargas. Um parte das docas foi batizada de "Execution Dock" ou seja Docas da execução. 
Execution Dock © National Maritime Museum, London 
Diariamente rebeldes, saqueadores, piratas eram enforcados. Foi assim que dois homens, um oficial da marinha e um magistrado tiveram a idéia de criar o primeiro posto policial fluvial. Assim nasce a Thames River Police, logo após a Revolução Francesa, e em pouco tempo ela faz baixar o nivel de violência, é a mais antiga polícia do mundo que se tem notícia.
Jacobs Island
Anne Perry escreveu mais de 60 romances sobre sua cidade natal onde ela diz que existe um reservatório de histórias delirantes. No XIX século as favelas inundavam a cidade e uma das piores era a Jacob Island no lado sul do Tâmisa que ameaçava desaparecer em suas águas.O escritor Charles Dickens faz uma forte descrição  do que se passava nessa época em Oliver Twist. Tudo isso realmente alimenta a imaginação, se um escritor não consegue escrever algo com toda essas possibilidades ele deve mudar de profissão, diz a escritora.
Para descobrir a Londres do XIX século, que ainda existe segundo Anne Perry, basta pegar um barco e navegar no Tâmisa. Essa rota é uma magnífica introdução à História da Inglaterra, onde ainda está viva a memória desse século.
Maeda Vale . Foto:Petr Svarc
A escritora também revela alguns lugares incontornáveis como o bairro de Maida Vale e Hampstead pela sua arquitetura, todos os parques refletem um verdura incrível e inesquecível, mas particularmente o jardim de Kew.Os vitorianos se interessavam bastante pela plantas..o parque do observatório de Greenwich onde ela cresceu.
Jardim Botânico Kew
Atualmente em projeto de trabalho Anne Perry adapta para o cinema uma de suas sagas aventuras de Charlotte e Thomas Pitt que se passa em nossa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...