terça-feira, 1 de maio de 2012

o vergonhoso turismo de Safáris humanos...

Ilhas Andaman
Reportagem FTVi / Pierre Monégier et Dominique Marotel France2

Em uma das ultimas terra virgens do planeta, as ilhas Andamã do golfo de bengala vive um povo ameaçado pelo turismo do safári humano. Uma selva densa que abriga depois de 5mil anos varias tribos sem acesso ao mundo exterior, entre elas os JARAWA. As imagens são raras dessa tribo que é administrada pelos indigenas que dizem garantir o isolamento dos habitantes ameaçados pelo turismo. 
estrada que atravessa a terra dos JARAWAS

Uma estrada atravessa a reserva e centenas de turistas se acumulam para ver os índios na chamada passagem do Jarawa. 
Atrás de uma barreira o coração da tribo de Jarawa. No lugar é proibido fazer fotos dos índios e da policia local, oficialmente nenhuma imagem deve ser feita.
Indios Jarawa
Indios Jarawa
Mas inúmeros turistas conseguem filmar os índios que são expostos à humilhação dançando na frente dos carros e ônibus de turismo em troca de algumas bananas, “dancem vocês todos” diz o motorista do ônibus de turistas que ganha uma dezena de euros pelo “espetáculo vergonhoso”.
Esse “safaris humanos” fazem a receita de um turismo de platéia com a cumplicidade de algumas pessoas envolvidas no turismo e de alguns policiais.
A estrada que atravessa as terras dos Jarawas é como uma lança atravessada no corpo de uma pessoa, ela ameaça a saude e a paz da comunidade, com o aparecimento de diversas doenças e mal habito trazidos pelo homem urbano, como o fumo e a bebida. No arquipélago vivem cerca de 300 jarawas, há cem anos eles eram mais de 10mil.


Hoje alguns jarawas vivem na cidade em empregos reservados na administração com salários 3 ou 4vezes menor que o setor privado. “Na nossa terra era como uma paraíso perdido que nos precisamos partir para arrumar trabalho e sobreviver” diz uma das indias que mora na cidade.
Veja o video em francês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...