terça-feira, 17 de julho de 2012

o unico trem ativo da Amazônia

O trem parte do municipio de Santana no Estado do Amapá até o municipio de Serra do Navio.A exitência de uma maquina de ferro em plena floresa amazônica faz sonhar os afixionados pelas malhas ferroviarias. Ela foi construida para a exploração de minério do manganês na década de 50 pela industria anglo-americana ICOMI.
Trem que liga o porto de Santana a Serra do Navio 
A linha ferroviária que corta o coração da floresta e avança até o seu ponto de hegada. Possui 200 quilômetros de ferrovia onde se pode deliciar as belezas do Rio Amaparí e da floresta. O único trem do mundo que cruza a Linha do Equador e desbrava a selva amazônica. Ao final do passeio, a deslumbrante visão do município, história do minério, além das belas cachoeiras, trilhas, clima, pássaros raros e igarapés.O municipio de Serra do Navio possui população de 3.480ha/IBGE e tem 73 empresas e micro empresa gerando mais 438 empregos diretos, gerando renda de mais 300.000,00, o aniversario do Município ocorre no dia 1° de maio e tem como principais atrações turísticas seu passado historico e a sua biodiversidade.

Lagoa Azul em Serra do Navio -AP - Foto: Uyara Schimittd 
Lagoa Azul Foto:The Skeeto Lounge
Na rota da Indústria de Minérios pode se observar a Lagoa Azul, as antigas minas, o mirante, a espécie rara de beija-flor e exclusivo da Amazônia- conhecido como Brilho de Fogo ou Topazza Pella, jóia da natureza que com sua beleza e graça executa rápidos movimentos, bate suas asas 2.850 vezes por minuto.
Beija-flor Brilho de Fogo
Passeio Ferroviário sobre a unica estrada de ferro em atividade da Amazônia que corta o coração da floresta. Possui 200 quilômetros de ferrovia onde se pode deliciar com as belezas do Rio Amaparí e da floresta. O único trem do mundo que cruza a Linha do Equador e desbrava a selva amazônica. 



Em muitos lugares de Serra do Navio é possível viajar na história e recordar a bela época vivida pelos habitantes nos tempos da lavra de minério. Aliás, muita gente conta que só teve uma assinatura na carteira de trabalho. 
Na foto abaixo a ambulância da época da marca Chevrollett que esta no quilômetro zero da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), em Santana. Ela podia andar na terra ou sobre os trilhos.

O rio Amapari formado por correntezas e aguas deliciosamente refrescantes, seu nome é dado pela beleza das pedras escuras que formam cachoeiras.
deslumbrante rio Amapari
Na rota das aguas do Amapari, formado por correntezas, seu nome é dado pela beleza das pedras escuras que formam cachoeiras, Balneário de Pedra Preta: As margens do rio Amaparí, um lugar exuberante, com uma beleza ímpar. Onde se pode praticar a pesca esportiva e o river tour.
Cachoeira do Fernando
Na Cachoeira do Fernando um balneário com corredeiras, águas cristalinas e uma vista panorâmica belíssima. Oferece paisagens de tirar o fôlego. A distância da Vila do Cachaço até a Cachoeira do Fernando é de aproximadamente 800m possibilitando chegar de carro ou uma bela caminhada desfrutando de atrativos naturais exuberantes da cachoeira.
Mais uma beleza da região, a cachoeira do Alex com um balneário com corredeiras cristalinas. Para se chegar até o local é preciso caminhar e o caminho não é dos mais fáceis, mas o sacrifício compensa.
O municipio guarda ainda muitos segredos e trilhas ecológicas comsuas grandes corredeiras escondidas no meio da mata, somente através de trilhas é possível encontrá-las, passando, por exemplo, pela Lagoa do Jacaré,
 O Balneário de Pedra Preta: As margens do rio Amaparí, um lugar exuberante, com uma beleza ímpar.



3 comentários:

  1. Olá,
    realizar este passeio foi muito revelador!
    Gostei de saber que algumas de minhas fotos foram úteis em sua publicação.
    Abraço,
    Uyara Schimittd

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fazer este passeio foi revelador.
    Gostei de saber que algumas de minhas imagens foram úteis em sua publicação.
    Abraço,
    Uyara Schimittd

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Uyara adorei suas fotos elas me fizeram matar a saudade de lugares do meu Amapa :) Obrigada!!!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...