terça-feira, 17 de julho de 2012

o unico trem ativo da Amazônia

O trem parte do municipio de Santana no Estado do Amapá até o municipio de Serra do Navio.A exitência de uma maquina de ferro em plena floresa amazônica faz sonhar os afixionados pelas malhas ferroviarias. Ela foi construida para a exploração de minério do manganês na década de 50 pela industria anglo-americana ICOMI.
Trem que liga o porto de Santana a Serra do Navio 
A linha ferroviária que corta o coração da floresta e avança até o seu ponto de hegada. Possui 200 quilômetros de ferrovia onde se pode deliciar as belezas do Rio Amaparí e da floresta. O único trem do mundo que cruza a Linha do Equador e desbrava a selva amazônica. Ao final do passeio, a deslumbrante visão do município, história do minério, além das belas cachoeiras, trilhas, clima, pássaros raros e igarapés.O municipio de Serra do Navio possui população de 3.480ha/IBGE e tem 73 empresas e micro empresa gerando mais 438 empregos diretos, gerando renda de mais 300.000,00, o aniversario do Município ocorre no dia 1° de maio e tem como principais atrações turísticas seu passado historico e a sua biodiversidade.

Lagoa Azul em Serra do Navio -AP - Foto: Uyara Schimittd 
Lagoa Azul Foto:The Skeeto Lounge
Na rota da Indústria de Minérios pode se observar a Lagoa Azul, as antigas minas, o mirante, a espécie rara de beija-flor e exclusivo da Amazônia- conhecido como Brilho de Fogo ou Topazza Pella, jóia da natureza que com sua beleza e graça executa rápidos movimentos, bate suas asas 2.850 vezes por minuto.
Beija-flor Brilho de Fogo
Passeio Ferroviário sobre a unica estrada de ferro em atividade da Amazônia que corta o coração da floresta. Possui 200 quilômetros de ferrovia onde se pode deliciar com as belezas do Rio Amaparí e da floresta. O único trem do mundo que cruza a Linha do Equador e desbrava a selva amazônica. 



Em muitos lugares de Serra do Navio é possível viajar na história e recordar a bela época vivida pelos habitantes nos tempos da lavra de minério. Aliás, muita gente conta que só teve uma assinatura na carteira de trabalho. 
Na foto abaixo a ambulância da época da marca Chevrollett que esta no quilômetro zero da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), em Santana. Ela podia andar na terra ou sobre os trilhos.

O rio Amapari formado por correntezas e aguas deliciosamente refrescantes, seu nome é dado pela beleza das pedras escuras que formam cachoeiras.
deslumbrante rio Amapari
Na rota das aguas do Amapari, formado por correntezas, seu nome é dado pela beleza das pedras escuras que formam cachoeiras, Balneário de Pedra Preta: As margens do rio Amaparí, um lugar exuberante, com uma beleza ímpar. Onde se pode praticar a pesca esportiva e o river tour.
Cachoeira do Fernando
Na Cachoeira do Fernando um balneário com corredeiras, águas cristalinas e uma vista panorâmica belíssima. Oferece paisagens de tirar o fôlego. A distância da Vila do Cachaço até a Cachoeira do Fernando é de aproximadamente 800m possibilitando chegar de carro ou uma bela caminhada desfrutando de atrativos naturais exuberantes da cachoeira.
Mais uma beleza da região, a cachoeira do Alex com um balneário com corredeiras cristalinas. Para se chegar até o local é preciso caminhar e o caminho não é dos mais fáceis, mas o sacrifício compensa.
O municipio guarda ainda muitos segredos e trilhas ecológicas comsuas grandes corredeiras escondidas no meio da mata, somente através de trilhas é possível encontrá-las, passando, por exemplo, pela Lagoa do Jacaré,
 O Balneário de Pedra Preta: As margens do rio Amaparí, um lugar exuberante, com uma beleza ímpar.



Naramazonie

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Macapa