segunda-feira, 20 de agosto de 2012

o Salto da Virgem a Rochefort...

Rochefort-sur-Nenon é uma vila francesa situada a 7km da cidade de Dole e a 239 metros de altitude na região de Franche-Comté, departamento do Jura.
Ela cresceu florida na época da Idade Média é rica de historia e odemos descobrir em passeios pela cidade a gruta pré-hisotica chamada de « Trou de la Mère Clochette » os vertigens das fortificações e o portal da ponte, as torres, as casas do século XV, a igreja reconstruida em 1792, assim como a capela de Nossa Senhora da Consolação também do século XV. 



Ao longo do rio Doubs ou do Canal Rhône ao Rhin, podemos nos deliciarmos com o prazer da pesca, do banho, assim como escaladas nas rochas e falésias que circulam a vila-forte.
Na parte de cima o rio Doubs e abaixo o canal Rhône -Rhin
Atravessando a ponte na entrada da vila entramos em uma das maiores flroresta de folhagem da França, La Forêt des Chaux.

Percorrendo as ruelas da cidade medieval chegamos ao "Salto da Virgem" que fica nos rochedos que rodeiam Rochefort. Local de escaladas de pessoas que buscam adrenalinas em esportes radicais.Durante os dias de sol a ciclovia da região fica repleta de pessoas em bicicletas e patins, assim como barcos encostam de diversos paises pelo canal Rhône-Rhin.
Os barcos chegam pelo canal Rhône-Rhin
Uma pista de pratica de caminhada, bicicletas, patins :)
Um espetaculo da natureza de baixo ao alto da vila-forte. Caminhando pela orla encotnramos charmosas casas decoradas com muitas flores, desenho, objetos de artesanato e pequenos portos particulares decorados de acordo com a opção do proprietario. 


Uma das lendas que espalham mistérios na região é a do "Salto da Virgem". 
Reza a lenda que uma jovem um dia cuidava no alto do penhasco seus rebanhos, e de reente um bando de soldados surgiram e tentaram violenta-la. Ela fugiu correndo por entre os rochedos até a ponta do mais alto. Entre o estupro e a morte ela fez uma prece entregando sua alma para a Virgem e se jogou do alto dos rochedoss. Ela caiu delicadamente como se estivesse sendo levada pelo vento até o rio Doubs onde as aguas a carregaram gentilmente até a beira, sã e salva.

Assim a falésia guardou o nome Salto da Virgem e uma capela foi erguida para testemunha dessa encantada lenda.

Le Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelle
Le Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelle
Le Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la PucelleLe Saut de la PucelleLe Saut de la Pucelle
Le Saut de la PucelleLe Saut de la PucelleLe Saut de la PucelleLe Saut de la pucelleLe Saut de la pucelle

Le Saut de la Pucelle, un album sur Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...