sábado, 10 de novembro de 2012

BIOJARI,as mudanças começam a partir de novas idéias

Elizabete Rodrigues, Adymailson Santos e Thysianne Teixeira
Um projeto que nasceu da vontade de ajudar a mudar a vida de uma comunidade. Assim surgiu o BioJari: As mudanças começam a partir de novas idéias.  Ele foi desenvolvido pela professora e orientadora Elizabete Rodrigues e três alunos da Escola Estadual Mineko Hayashida do Municipio de Laranjal do Jari(Amapá), Adymailson Santos, Islla Marreiros e Thysianne Teixeira,técnicos em manutenção de computadores. 
Depois de vivenciarem todos os anos os mesmos problemas no município de Laranjal do Jari(Amapá), de enchentes e incêndios, surgiu o BIODIGESTOR. 
As moradias de Laranjal do Jari são caracterizadas por palafitas, e sofrem pela falta de saneamento basico e tratamento do lixo doméstico, o que causa problemas anualmente quando a estação chuvosa chega.
Vivenciando diariamente essa problemática fora e dentro da escola, pois a maioria dos desabrigados ficavam hospedados no local durante as enchentes, Elizabete e seus alunos tiveram a idéia de desenvolver o projeto BIOJARI. Eles foram ao encontro dos habitantes do bairro das Malvinas para saberem quais suas principais dificuldades. Depois dos problemas serem diagnosticados, a equipe de novos invetores desenvolveram o biodigestor. Uma invenção planejada no laboratório no fundo do quintal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Laranjal do Jari. Ele se trata de um recipiente lacrado feito com duas caixas d'água preenchido com lixos e esgoto. O estudante que participa do projeto Adymailson Santos explica o processo "Cerca de 15 a 25 dias produz o gaz metano, e esse gaz seria distribuido através de tubulaçoes para a população".
Maquete do projeto BIOJARI

Eles fizeram esquema no computador e testaram o modelo que funcionou,  escreveram o projeto em feiras de ciências no Brasil todo. Enfim eles foram selecionados para participar da 27ª Mostra de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC em Novo Hamburgo-RS. Essa feira destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.
www.mostratec.com.br
E assim eles apresentaram o BIOJARI e ficaram entre os melhores, e foram premiados com o INTEL o principal prêmio do evento que deu direito de participarem no mês de maio na cidade de Pittsburgh(EUA) da maior competição pré-universitária de Ciências e Engenharia do mundo, a ISEF. 
Mas os problemas continuavam no caminho, eles conseguiram as passagens de avião, mas ainda faltava outras burocracias, como fazer o passaporte e adquirir o visto, mas isso não fez perderem o estímulo. De volta a Laranjal a equipe  fez o que pôde para conseguir dinheiro, o esforço foi grande, Elizabete pagou aulas de professor de inglês para ajudá-los, gravou a apresentação do projeto em inglês no celular de cada um, assim eles poderiam praticar de acordo com seus tempos disponiveis, e em qualquer lugar. 
Professor de Inglês
E assim eles chegaram na Pensilvânia e ganharam medalhas e diploma da Marinha Americana e uma certeza, que só a perseverança no que se acredita pode construir sonhos...Como diz a musica de  meu querido Renato Russo "nunca deixem que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, de que seus sonhos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém...."
O trabalho desses jovens guerreiros inventores do amanhã continua, e as propostas para o municipio estão de pé, esperando que os gestores façam seu trabalho e apoiem solução realizáveis como esta para a melhoria de vida do cidadão.
Que esse exemplo não fique apenas sendo usado para propaganda política e que esses jovens encontrem apoio de gente que quer ver o Brasil avançar dignamente.
Vejam o video do Fantástico:http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/professora-do-para-ajuda-alunos-do-amapa-a-realizarem-um-grande-sonho/1966353/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...