sábado, 24 de novembro de 2012

CHOCOtendências perigosas?!!?...

Quanto mais um país consome o chocolate, mais ele tem chance de obter o prêmio Nobel. Segundo a revista medical americana New England Journal of Medicine o cacau estimula as capacidades mentais de forma positiva. Os poderosos antioxidantes que encontramos em grande quantidade nos grãos de cacau, no chá verde e no vinho tinto tem mostrado que eles reduzem o risco de demência e ajuda a proteger a saude mental.
A Suiça está entre os maiores ganhadores de prêmio Nobel e é o maior consumidor de chocolates do mundo, segundo os fabricantes de chocolates. Os  Estados Unidos, a França e a Alemanha estão na média, enquanto que a China, o Japão e o Brasil estão entre os menores consumidores.
A Suécia é uma exceção, pois ela consome cerca de 6,4 kg de chocolate por ano e por pessoa, ela deveria segundo os cálculos, produzir 14 prêmios Nobel, e ela tem 32. Existem duas explicações para essa contradição, ou o comitê de Stockhom favorisa a prata da casa, ou seja os Suecos, ou eles são particularmente sensiveis ao efeito do chocolate. Um terceira hipotese e que o autor do estudo não evoca, é que o chocolate e o Nobel não tem nada a ver um com o outro, ou seja essa correlação não existe!!!!
O que sabe hoje é que, o consumo de um quadrado e meio de chocolate por dia permite de proteger as artérias, reduzindo o risco de ataque cerebral e infarto, sendo mais eficaz que certos medicamentos.

Este estudo que tem tendência de encontrar uma ligação entre o consumo de chocolate e o prêmio Nobel estimulou diversas críticas. Dois jovens pesquisadores britânicos James Winters e Sean Roberts, especializados em liguagem e cognição fizeram também seus testes com esse delicioso produto dos mortais. Eles publicaram em um site internet o replicatedtypo, Resposta à Franz Messerli. Os dois jovens usaram a metodologia do cardiólogo e acharam entre outras uma correlação entre o consumo de chocolate de um país...e o numero de assassinos desse país é estimulante e ativo. O lado obscuro dos colorantes aparece subitamente, sendo assim você não vê com os mesmos olhos a tablete de chocolate ou o achocolatado do café da manhã.
Será que ele vai ser proibido?
Faria ele parte do menu de Jack o estripador?Ou seria apenas a prova absurda que a metodologia e as conclusões tiradas no estudo de Franz Messerli não seriam as mais rigorosas ?
Em todo o caso é melhor consumir moderadamente, o mais sensato :D.

Fonte:http://passeurdesciences.blog.lemonde.fr/2012/11/21/le-chocolat-engendre-t-il-des-tueurs-en-serie/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...