segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os food trucks chegam para ficar...


A cozinha "fast food" atualmente chamada de "food trucks" ganha literalmente as ruas da França, os ambulantes ganham espaço entre os grandes resturantes de Paris e da maioria das cidades grandes francesas. Um fast food que demora até qutatro horas para degustar um hambuguer dessas cozinhas intinerantes.
Do hamburguer ao café, do almoço ao jantar essa tendência foi exigida por um publico cada vez mais desejoso de comer bem sem pagar . A convivialidade de uma boa refeição seja na escada entre amigos, no parque e praças ao meio-dia, ou no fim de uma longa jornada de trabalho ou de estudo. Do mais sofisticado burguês parisiano ao mais simples trabalhador formam a fila para serem atendidos no 10° Distrito em frente a um dos famosos fast food a francesa chamado Bigfernand. 

A alguns passos da praça Voltaire dois jovens empreendedores baritas que propõem cafés em todas suas diversidades de origens e sabores. Quando o estoque acaba um nova receita nasce. Segundo a prefeitura de Paris, ela recebe diariamente centenas de pedidos para que novos caminhões e ambulantes se instalem nas ruas da cidade e até hoje apenas três foram autorizados, que são o Camion qui fume (o pioneiro do food trucks), a Cantine California e le Réfectoire.
www.lecamionquifume.com
www.cantinecalifornia.com/

www.le-refectoire.com
Um ambiente das américas nas ruas de Paris, pois esses veículos fazem parte da déco de ruas e bairros das cidades da América do Norte e do Sul. Nos EUA os caminhões especializados em tacos e outras especialidades latinas que alimentaram gerações de trabalhadores e gente da noite,  grandes filas de novos clientes que desejam degustar esses sabores calientes. 
Depois de 2007, a crise na França direciona os novos aspirantes a chefes, ao modelo food trucks. As receitas vindas das américas foram adaptadas aos produtos tradicionais franceses como pães, conservas, geléias, crêmes, champignons e outros ingredientes.
Até os anos 90 a cozinha francesa era vista como sinônimo de classes dominantes,  de intelectuais e jet-sets. Com o tempo ela precisou ir se adequando às outras classes e aos poucos as receitas tradicionais regionais precisaram sair do bau e voltaram com força total, reforçando a mesa farta chamada de « A La Bonne Flanquette », ou seja simples, de gosto familiar. Um cozinha liberta e diversificada com ingredientes vindos diretamente do produtor, uma mesa mais acessivel à todos, acolhedora, e descontraída.
Essa tendência se refletiu também no modo de falar dos franceses onde gastronomia(gastronomie) deu lugar a bóia (bouffe) e restaurante a restô.
Os programas de TV também ajudaram a transformar essa "bóia" em objeto de desejo graças a emissões culinárias como "Dîner Presque Parfait" e "Cauchemar en Cuisine" entre outras.
undinerpresqueparfait.m6.fr/
www.m6replay.fr/w9/cauchemar-en-cuisine/#/w9/cauchemar-en-cuisine/
Fazer receitas e eleborar cardápios se tornou um ato sexy e mais, separando o joio do trigo :)
Os blogs e vidéos também ajudaram nessa mudança contribuindo e permitindo que pessoas simples se tornassem reis e rainhas da cozinha, simplesmente utilizando receitas de seus livros culinarios ou de familia e com astucias não calóricas. Até o famoso Larousse criou um site que seleciona os melhores da cozinha e receitas inéditas faceis de preparar, ou se você quiser vamos até cozinhar como uma chefe francês :)
www.larousse-cuisine.fr
Essa paixão de sabor também se tornou uma maneira de viajar, de visitar culturas e continentes. Hoje através da net podemos visitar as mesas do mundo e compartilhar essas delicias em qualquer lugar que estivermos. Lugares de verdadeiros sabores tradicionais  que viraram um luxo insubstituivel.
Visitar monumentos e lugares turísticos cada um pode fazer, mas conhecer os melhores pontos para saborear e degustar receitas nem todos podem fazê-los.
Então antes de visitar uma cidade procure os blogs e sites, e se informe sobre os pontos de restôs e food trucks para que sua visita seja verdadeiramente prazeirosa.

Naramazonie

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Macapa