Pular para o conteúdo principal

Talentos na escola...

Projeto Cultural da Escola Publica de Macapá Esther Virgolino Foto:http://www.agenciaamapa.com.br/fotos/3487/
Olhando do lado de cá a minha cidade Natal,Macapá, fico cada vez mais orgulhosa, sei que ainda existe muito trabalho pela frente, mas o começo é esperançoso. 
Projetos culturais e ambientais essas são duas diretrizes que a educação precisa firmar. Não sou uma especialista em educação, sou apenas um apreciadora de talentos que observo os tesouros da humanidade através de minhas lentes fotográficas; e através delas consigo desvendar o desejo de viver e vencer. Vencer na maneira de realizar seus sonhos, de poder ter um lugar ao sol, de poder vibrar com o talento que cada um de nós guardamos dentro de si.
Tenho um percurso profissional e pessoal vivido completamente dentro do saber. Minha mãe professora, meu pai economista, pessoas simples, mas que souberam dar o ensinamento necessário para seus noves filhos, onde a educação foi a base de nosso crescimento...quando falo de "educação" falo de valores da vida humana e que através deles aprendemos a respeitar as diferenças, pois é ai que está um dos maiores entraves do desenvolvimento. O diferente é sempre posto de lado ou tido como um obstáculo para continuarmos a caminhar.
Outro dia vi um debate na UNESCO sobre " Uma educação de qualidade para os jovens" um discussão que não tem fim, procuram "receitas milagres" ou um "modelo" eficiente...impossível de encontrar um antídoto, pois somos diferentes, cada um pensa e age diferentemente, por isso fazer o jovem um modelo unico é perda de tempo. 
Um exemplo aqui na França na cidade que moro Dole na França. Eu percorro todos os dias as ruas da cidade, os eventos, as escolas e bibliotecas. 

O método que está ajudando os jovens a encontrar novas saídas para seus projetos profissionais, é  a escola técnica. Atualmente elas encontram-se em pleno desenvolvimento devido a demanda da maioria dos jovens que não querem continuar seus estudos em direção a universidade e procuram logo o mercado de trabalho. Uma necessidade de cada um de ter seu próprio espaço e suas responsabilidades. Mas por outro lado a vida cultura da cidade vive ainda no passado. Os eventos que são feitos, a maioria são em torno das pessoas célebres de outrora, claro eles devem serem lembrados, mas como podemos salvar um patrimônio memorial de uma região ou de país se não agregarmos à esse projeto o futuro?
Area em frente da Mediateca da cidade de Dole
Na Mediateca da cidade os jovens são numerosos, eles se reunem em frente a um dos maiores centros de cultura da região, mas eles preferem ficar na rodada de amigos ouvindo musicas, e claro navegando no facebook. Eu frequento semanalmente a mediateca a procura de fontes para meus artigos e a maioria dos frequentadores são idosos, adultos e crianças...uma biblioteca tão rica precisa falar e se expressar caso contrário será fadada ao mofo e as traças. Conversando com um dos funcionários eu pergunto sobre projetos culturais para os jovens, musica, teatro, dança, etc...ele me diz que "Antes tinham eventos com concertos e exposições para jovens talentos, mas tudo isso foi esquecido hoje só temos dinheiros para as exposições e eventos que não são de interesse da maioria dos visitantes".
Nós precisamos assegurar que o desenvolvimento de projetos e programas visando a educação são diferenciados em cada país, cada um tem suas características somente valorizando esses pontos eles podem crescer e proteger sua cultura. A base é a universalidade dos valores e precisa ser valorizada para que  não sejamos classificados por guetos de ricos e pobres.
A educação de qualidade não se limita apenas na aquisição de competências em cada dominio de estudo, mas sim em temas relacionados ao mercado de trabalho, a insistência nos valores universais, morais e a capacidade de inovar são qualidades necessárias para se formar um cidadão do mundo.
Projeto Cultural da Escola Publica de Macapá Esther Virgolino Foto:http://www.agenciaamapa.com.br/fotos/3487/
Por isso BRAVO aos organizadores da diversidade cultural do Amapá, estamos sim no rumo certo sem valorizar as diferenças de nossos talentos a cultura não pode viver e nem ter amanhã.

Postagens mais visitadas deste blog

receita de °°éclairs franceses°°

°°°Massa (p/12 unidades)
- 12,5 cl de leite
- 12,5 cl d'agua
- 100 g de manteiga
- 4 g de açucar
- 2 g de sal
- 150 g de trigo
- 5 ovos

°°°Preparo da massa

Em uma panela esquente a agua, o leite, o sal, o açucar e a manteiga. Junte em seguida o trigo passado no crivo. Misture vigorosamente e uniformemente, depois deixe repousar alguns minutos e misture os ovos pouco a pouco até a mistura ficar homogênea e lisa. Em uma placa de metal ou açadeira cubra com papel manteiga, coloque em um saco de confeiteiro a massa e faça conforme sua escolha (foto3), pincele com uma gema de ovo leve ao forno a 200°C TH°7 durante  30 a 45 minutos.
°°°O recheio tradicional (preparação : 15 min) - 50 g de trigo
- 100 g de açucar
- 500 g de leite
- 2 gemas de ovo
- 1 pau de baunilha

Primeira mistura junte o trigo com a metade do açucar e dssolva com um pouco de leite, junte as gemas de ovo. Em uma panela coloque o restante de leite e raspe o pau de vanilha, coloque a outra metade do açucar e leve ao fogo. Re…

45ª edição da peregrinação dos portugueses em Dole...

Fé e decoção desde 1967°°°
Neste dia 13 de maio de 2012 que é comemorado o dia das Mães no Brasil, na cidade de Dole os devotos organizam uma grandiosa peregrinação em louvor e honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Mont-Roland. O programa começou no sábado, dia 12 começou com a celebração da Eucaristia a partir de 20h30, seguindo-se a bênção e procissão das velas, com o andor e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em volta do recinto do Santuário. Domingo dia 13 de Maio com início às 10h30 celebração da Eucaristia presidida pelos padres da região. Por volta das 15h00 haverá o terço e procissão do adeus à Virgem Maria, com salmos e cânticos dedicados à nossa senhora. Este é o momento de grande emoção neste peregrinação. A missa campal é realizada em frente o Santuário cerca de 18000 pessoas participaram dessa 45ª edição de devoção e fé a Virgem.

A primeira celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima neste lugar aconteceu em 1966, na qual participaram quatro dezenas de pess…

Bom dia com tapioquinha

Essa é uma das delícias err o café da manhã da Amazônia e aqui em Macapá o Café Pingado é um dos melhores endereços pata começar uma típica manhã de fim de semana BA maior floresta tropical do mundo.
Um excelente dia s todos :)