sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bolo de festa tradicional francesa


A peça montada "pièce montée" é o produto chave de um casamento francês. Este bolo que normalmente se apresenta em forma arquitetural mudou com o tempo seus ingredientes se adaptando através das história dos casamentos. Segundo o dicionário da Academia Francesa ela se define assim «uma confeitaria em tamanho grande, arrumado de maneira graciosa imitando as formas arquitetônicas ».
A pièce montée é uma sobremesa servida tradicionalmente no fim de um casamento, de um batizado, comunhão ou de uma festa comemorativa.
Pièce Montée - Foto: Pinterest
Essa delicia tradicional francesa é feita com a massa chamada "pâte à choux" que pode ser doce e salgado. 
A história dessa delicia de dia de festa nasceu na Grécia antiga. Os bolos eram simples nessa época e eram feitos a base de farinha e cevada (simbolo da prosperidadade) e de sal. O resultado dessa mistura era um pão, cada convidado deveria jogar um pedaço de pão na cabeça dos noivos afim de assegurar a fertilidade e a felicidade do casal. Anos mais tarde durante a Idade Média o pão foi substituido por pequenos pães doces que eram servidos em todos os eventos festivos. 
Reza a lenda que quanto mais a torre da peça monatada fosse alta, mais o casamento seria feliz, e assim a garantia de saude e de felicidade eterna.

Receita Básica de Pâte à Choux
Ingredientes
- 500 g de água
- 225 g de manteiga em temperatura ambiente
- 8 g de sal
- 280 g de farinha de trigo
- 450 g de ovos (aproximadamente)

Ferva a água com a manteiga e o sal. Tão logo levante fervura, acrescente a farinha de uma só vez e continue mexendo até que se forme uma bola de massa que desgrude das paredes da panela. Fora do fogo, com uma espátula ou na batedeira, com o leque, bata a massa para esfriar um pouco. Incorpore os ovos, aos poucos, misturando bem a cada adição, até conseguir o ponto certo - ponto de gancho -, conforme foto acima. Em seguida, coloque a massa no saco de confeitar e faça o formato desejado numa assadeira coberta com papel-manteiga ou sobre um silpat. Pincele com leite morno e leve ao forno a 180ºC até que cresça. Reduza a temperatura para 150ºC, abra a porta por alguns instantes para eliminar o vapor e deixe a massa secar.
Coberturas e recheios
Na maioria dos casos, o acabamento é feito com fondant. Para derreter o fondant, coloque-o em fogo bem baixo e mexa até dissolver. Acrescente o sabor desejado (café forte ou chocolate derretido, doce de leite etc). Se for utilizar chocolate, o melhor é que seja em barra e já derretido. Para chegar ao ponto certo, dilua o fondant já quente com uma calda básica de açúcar (calda para bolo). Jamais deixe a temperatura do fondant ultrapassar 40°C, o que fará com que perca o brilho. Para os recheios, utilize creme de confeiteiro puro, ou meio a meio, com doce de leite em pasta. Pode-se rechear, também, com ganache de chocolate, preparado com 250 g de chocolate meio amargo e 200 g de creme de leite fresco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...