terça-feira, 4 de junho de 2013

Terroir Jura pelo Chef Joël Cesari de Dole

Chef étoilé Joël Cesari, www.lachaumiere-dole.fr
Um encontro com o Chef cozinheiro francês Joël Cesari para conhecer um pouco mais da cozinha regional do Jura.
O ponto de encontro foi a entrada do mercado da cidade, assim poderíamos fazer uma visita pelos produtos do terroir do Jura.
Na hora marcada ele estava lá com seu lendário óculos colorido, de design inovador, sempre dando atenção as pessoas que paravam para cumprimentá-lo. Então ele disse "vamos começar por um café, ai podemos conversar".
Minha idéia é de, ainda esse ano em Macapá, fazer uma exposição de fotos e produtos da região do Jura, estou ainda procurando parceiros, mas ele já é um com certeza, adorou a idéia, além do quê como ele mesmo disse "não há melhor vitrine ao mundo que a Amazônia para apresentar o terroir e sabor do mundo"
Fechadooo!!!
No café no centro da cidade, ele tirou seu bloco de notas e começou a fazer perguntas, principalmente sobre quais seriam os produtos da Amazônia que poderíamos achar por aqui, pois a minha idéia é além de descobrir a pratica da cozinha francesa criando um menu que une duas regiões de grande terroir a Amazônia e o Jura. Uma visita aos vinhedos da plantação até o produto, visita ao chocolateiro mais famoso da região Edouard Hirsinger e a famosa fortaleza que guarda os maiores queijos da região Fort des Rousses, onde são envelhecidos e saem com sabor mais apurado :) Já me disseram , olha o cheiro é desagradável rs...mas vale a pena!!!

Logo após o café fomos ao encontros do produtores locais que vendem seus produtos no mercado central de Dole. No caminho encontrávamos muitas pessoas que paravam para falar com ele, foi uma peregrinação até chegar nas bancas de legumes e frutas .
Enquanto eu falava um nome de fruta e legumes ele logo me dava uma receita e começava a descrevê-la como uma poesia...realmente ele escolheu a profissão certa de acordo com seus dons, pois ele tem a habilidade de transformar palavras em receitas em um piscar de olho :)
Há 25 anos ele começou sua carreira de cozinheiro despertando os cincos sentidos através de sua busca pela perfeição da cozinha em seus quatro elementos. Sua paixão, é a razão de realizar essa profissão com prazer de adequar suas receitas aos desejos de seus clientes. 

A proxima para foi a Queijaria Comtoise que fica em uma ruela do centro da cidade medieval de Dole e inciou seu comércio de queijos na década de 30. Somos recebidos por Madame Ghislaine e seu esposo Philippe Garnichet. Uma breve apresentação dos queijos da região e descemos em direção à cave. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...