quarta-feira, 20 de agosto de 2014

na trilha de Alter do Chão


Depois da viagem partimos diretamente para Alter do Chão a ansiedade de descobrir esse lugar era imenso :)
Saindo do navio logo em frente encontramos a praça Tirandentes, e é nela que pegamos o ônibus para o caribe brasileiro. Como estàvamos com pressa e cansados, optamos por um tàxi. Seu Oswaldo foi o motorista que nos levou por um preço de 70 reais, mas você pode negociar ou pegar o ônibus que é confortavel e custa apenas 2,50, o tempo é de mais ou menos 41min.
Ufa! Chegamos!
Logo na entrada o portal anuncia um dos símbolos da famosa festa do Sairé que é constituído por um semicírculo, confeccionado com cipó torcido, algodão, flores e fitas coloridas. Uma cruz no topo do semicírculo e outras três cruzes ao centro completam o símbolo, representando Deus no topo e o mistério da Santíssima Trindade.   A festa começa com o hasteamento de dois mastros enfeitados por dois grupos, um de homens e outro de mulheres, na Vila de Alter do Chão. À noite inicia a procissão, com o símbolo do Sairé levado por uma mulher, chamada de Saiapora, até a barraca onde acontecem as ladainhas, seguidas por danças folclóricas.   Com o passar dos anos, os moradores da vila, descendentes dos índios Borari, acrescentaram à festa outras manifestações, como as danças do curimbó, puxirum, lundu, camelu, desfeiteira, valsa da ponta do lenço, marambiré, quadrilha, cruzador tupi, macucauá e cecuiara.
De mala na mão, partimos a procura de um hotel/pousada/chalé, o cansaço pedia um bom banho e um delicioso almoço regional a base de peixe de preferência :)

Na internet eu encontrei a pousada Hostel Tapajos nas busca por hospedagem. Li os comentarios, vi as fotos, e o  preço pareceu correto pelo que apresentavam. Mas ao chegarmos infelismente não tinha vaga, deveria ter feito a reserva pela internet.
Começamos a busca por outra pertinho da praça e chegamos no Hotel Agua Linda :)

Adoramos quartos arejados, limpos, silêncioso, natureza pertinho, flores, e o café da manhã com tapioquinha feita na horaaaaaaa :)
Para você acessar o site www.agualindahotel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...