sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa, caminho de vida...



Páscoa, um caminho de vida que pode nos fazer compreender como é possível atravessar o deserto. Percorremos este caminho em três etapas.

Na sexta-feira Santa, é a morte de Jesus na cruz, e para nós é um momento de dor e sofrimento, o anúncio de uma má notícia. O momento do choque, da surpresa, da incompreensão. Nós ficamos atônitos, estarrecidos, desmunidos, abandonados. E ao mesmo tempo a revolta cresce em nosso peito, e o grito tende a sair... grito de dor e de abandono.



Em seguida, o sábado de aleluia, o dia do silêncio, e aparentemente o dia do nada. Para nós também, é o dia em que o silêncio se instala, tudo se cala. Mas neste vazio aparente, é o espírito que retoma seus direitos. E na solidão, nossa vida se reconstrói. Nós procuramos os sentidos, as possibilidades de como continuar a viver o hoje e o amanhã. Precisamos imaginar novos caminhos, se eles existem e como podemos criar nosso novo recomeço. Então, precisamos acreditar na aurora, mesmo que a duvida insista em nos acompanhar. Precisamos acreditar!

E, na manhã de Páscoa, o dia da ressurreição, a aurora esperada da vida. De maneira supreendente, o ar é preenchido de leveza e calmaria, não sabemos como ou de onde vem, mas ela está presente e faz bem. A vida dá sinais de que é possível, e as alegrias esquecidas retornam e nos surpreendem.
Para entendermos verdadeiramente o caminho da Páscoa, precisamos primeiramente ter vencido a si mesmo, e logo que nós conseguimos vencer um dia, compreendemos certamente o melhor significado da Páscoa. E então, nós nos tornamos testemunhas para os outros, testemunhas de algo que parece impossível à aqueles que não conhcem o alvorecer, testemunhas de um dia de renascimento de uma vida de contrariedades passadas.
Nos transformamos, com todo as tristezas que marcaram nossas vidas. Nos tornamos testemunhas da transformação, do possível das coisas impossíveis, é a Páscoa!


FELIZ PASCOA 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...